• Procuradorias
  • PTM Marabá
  • Polícia Militar e Guarda Municipal de Marabá apoiam ação do MPT para erradicar trabalho infantil em grandes eventos

COMUNICADO

atendimento virtual mpt 1

Polícia Militar e Guarda Municipal de Marabá apoiam ação do MPT para erradicar trabalho infantil em grandes eventos

Para evitar exploração de crianças e adolescentes durante o aniversário da cidade, MPT e órgãos parceiros definiram plano de atuação

No dia 28 de março, o Ministério Público do Trabalho PA/AP se reuniu com órgãos de segurança e secretarias municipais de Marabá para discutir estratégias de erradicação do trabalho infantil em grandes eventos do município. Durante a festa de aniversário da cidade, que acontece em 5 de abril, a Polícia Militar irá disponibilizar dois policiais para acompanhar a equipe de serviço social nas abordagens de inspeção. A Guarda Municipal também destacará dois guardas para auxiliar o grupo por meio de rádios.

As estratégias de atuação estabelecidas pelo MPT juntamente com os demais órgãos incluem: disponibilizar dois assistentes sociais durante o evento para fiscalizar situação de trabalho; disponibilizar conselheiros tutelares e um espaço na biblioteca municipal para crianças e jovens em situação de exploração laboral, além de plantão de dois conselheiros para acompanhar crianças desacompanhadas de responsáveis.

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran/PA) também manifestou interesse em se reunir com o MPT para mapear possíveis pontos de trabalho infantil e assim organizar blitz de fiscalização. Após o aniversário de Marabá, que acontece esta semana, as ações de combate ao trabalho infantil devem se estender para outros grandes eventos do município, como o Círio e a Expoama.


Ministério Público do Trabalho
Assessoria de Comunicação

Imprimir