• Procuradorias
  • PRT Belém
  • MPT notifica Volkswagen após empresa abandonar negociação em caso de trabalho escravo na ditadura

MPT notifica Volkswagen após empresa abandonar negociação em caso de trabalho escravo na ditadura

Órgão quer acesso aos documentos existentes entre Volkswagen e o Estado sobre Fazenda Vale do Rio Cristalino

Após a Volkswagen afirmar que não teria interesse em firmar acordo para reparar o trabalho análogo à escravidão praticado em fazenda de sua propriedade (Fazenda Vale do Rio Cristalino), durante a ditadura militar, o Ministério Público do Trabalho (MPT) cobrou acesso a documentos empresariais que remontam a relação entre a empresa e o Governo brasileiro da época.

O MPT notificou a empresa para que, em 20 dias úteis, apresente contratos para a aquisição e financiamento da fazenda, atas de reuniões com representantes governamentais, cartas de intenções, comunicações entre a Volkswagen do Brasil e a matriz alemã com informações das tratativas com o governo (Estado) brasileiro, com o Banco da Amazônia S.A. (Basa), com a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e com a Companhia de Desenvolvimento do Sul do Pará (Codespar).

A empresa também deve informar sobre as vantagens e concessões fiscais decorrentes do investimento e desenvolvimento do projeto da fazenda Vale do Rio Cristalino e apresentar os contratos de compra e venda do local, e também os firmados com “empreiteiros”, responsáveis pela derrubada da mata e preparo do solo.

Por fim, o MPT quer acesso ao centro de documentação da Volkswagen em Wosfsburg (VWKonzernarchiv in Wolfsburg) para análise dos documentos referentes à fazenda Vale do Rio Cristalino e a atuação da empresa na Amazônia e seus interesses agropecuários.

O MPT esclarece que a falta injustificada ou o retardamento indevido das requisições implicam responsabilidade civil e criminal e que o órgão irá ajuizar ações para responsabilizar a Volkswagen pelas graves violações aos direitos humanos ocorridas dentro de sua fazenda no sul do estado do Pará na Amazônia brasileira visando a reparação da sociedade brasileira e a coletividade dos trabalhadores. Também serão ajuizadas ações para reparar os trabalhadores que tiveram seus direitos fundamentais e humanos violados quando escravizados dentro da fazenda da Volkswagen e pelas consequências físicas e psicológicas que eles sofrem até hoje.

Imprimir