Grupo se reúne em frente ao palco no auditório do MPT PA-AP segurando a edição 70 da revista MPT em Quadrinhos, ao fundo está a capa do HQ projetada na tela.

MPT lança, em Belém, HQ sobre Prevenção ao Escalpelamento por Embarcações

Revista foi lançada nesta segunda-feira, 28 de agosto, Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento.

 

Márcia Cristina não imaginava que, em um dia qualquer de janeiro, um grave acidente mudaria sua vida para sempre. A bordo de uma embarcação, a caminho da casa de uma amiga, ela teve seu cabelo enroscado no eixo do motor e seu couro cabeludo arrancado. Vítima de escalpelamento, Márcia Cristina, 39 anos, vive ainda hoje as consequências deste acidente que deixa sequelas na vida de tantas mulheres. “Assim que sofri o acidente, fiquei oito dias sem ver, e oito dias sem falar”, recorda. Para Tomásia Malaquias, outra sobrevivente, o escalpelamento foi um fato muito triste, que trouxe enormes dificuldades. “Com meu trabalho, meu dia a dia, com minha família, com meu marido. Foi uma destruição na nossa vida”.

O escalpelamento é um acidente mais prevalente em comunidades ribeirinhas do Norte do país e que causa graves danos físicos, psicológicos e sociais a suas vítimas, sendo a reinserção no trabalho uma das formas de empoderamento dessas mulheres. Pensando nisso, o Ministério Público do Trabalho (MPT), enfatiza, neste Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento – 28 de agosto – a importância de se promover ações de conscientização e de inclusão. Nesta segunda-feira (28), a data é marcada pelo lançamento de uma História em Quadrinhos (HQ) que mostra, ludicamente, o que é este acidente, como ele ocorre e suas consequências. A revista, iniciativa do Grupo de Trabalho Escalpelamento por Embarcações do MPT, foi apresentada em cerimônia promovida da sede do MPT em Belém (PA).

O evento contou com a participação de representantes de instituições que lidam direta ou indiretamente com vítimas de acidente com escalpelamento, como: Capitania dos Portos, Fundação Santa Casa, Organização dos Ribeirinhos Vítimas de Acidente de Motor (ORVAM), Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (SEASTER), Secretaria de Educação do Estado (SEDUC) e Secretaria de Saúde Pública do Estado (SESPA).

A procuradora do Trabalho Tatiana Cancela, coordenadora regional da Coordenadoria do Trabalho Portuário e Aquaviário (CONATPA), ressaltou que a HQ e o evento objetivam dar visibilidade às medidas de proteção para quem utiliza embarcações de pequeno porte cotidianamente. “Todas essas questões são evidenciadas na história para serem trabalhadas e para que as pessoas ganhem consciência. Com isso, talvez em um futuro não muito distante, o escalpelamento seja somente um registro histórico passado e não mais uma realidade nas águas brasileiras e, principalmente, amazônicas”, disse ela na abertura do lançamento. 

O procurador-chefe do MPT PA-AP, Sandoval Silva, também frisou a importância do trabalho interinstitucional no acolhimento das vítimas e prevenção dos acidentes, especialmente com a frequência e circunstâncias em que o escalpelamento ocorre na Amazônia. “A maior dor está no fato de que essas pessoas só estavam pensando em viver melhor, em ter sonhos. Talvez o sonho de estudar, trabalhar ou se locomover. Espero que essa iniciativa evite muitas dores, e que nos faça perceber que a vida coletiva é muito melhor que a vida individual”, pontuou o procurador.

Além da revista, o MPT preparou também dois spots de rádio para divulgação em mais de 2 mil rádios do país, com foco em veículos comunitários da Amazônia. A HQ e os spots de rádio são apenas algumas das ações mais recentes do GT, coordenado pela CONATPA/MPT, e que tem também a participação das coordenadorias de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação (Coordigualdade) e de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância).

O  Grupo de Trabalho Escalpelamento por Embarcações do MPT atua em duas frentes: uma voltada à erradicação do escalpelamento e a outra à promoção de melhores condições de vida e de trabalho para as vítimas. No campo promocional, uma das ações do GT, desenvolvida durante a pandemia em parceria com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), foi o projeto “Empoderamento de sobreviventes de escalpelamento”, um curso de empreendedorismo 100% online para sobreviventes do acidente e cujo objetivo é capacitá-las para iniciarem seus próprios negócios. A iniciativa foi a segunda colocada na categoria “Equidade de Gênero” da 10ª edição do Prêmio CNMP (2022).

 

 

Ministério Público do Trabalho

Assessoria de Comunicação

Com Informações da Secom/PGT

Imprimir