MPT prestigia posse da nova desembargadora do TRT-8

procuradora-chefe do órgão ministerial, Rejane Alves, destacou a trajetória inspiradora de Selma Leão e a importância da representatividade em um espaço respeitoso e importante de poder

A procuradora-chefe do Ministério Público do Pará e Amapá (MPT PA-AP), Rejane Alves, prestigiou a cerimônia de ratificação de posse da nova desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8), Selma Lúcia Lopes Leão. O evento, realizado na noite desta segunda-feira (5), reuniu autoridades e convidados no auditório Aloysio da Costa Chaves, na sede do Tribunal, em Belém.

A procuradora-chefe do MPT destacou o poder da educação na trajetória inspiradora de Selma Leão e a importância da representatividade em um espaço tão respeitoso e importante de poder. “Sua inspiradora trajetória é destacada pela crença no poder da educação como uma ferramenta para conquistar espaços que historicamente ainda estão reservados para uma parcela que não representa a maior parte da sociedade brasileira. Hoje, a desembargadora Selma Leão testemunha e concretiza o poder transformador das salas de aula. Sua presença neste Tribunal Regional do Trabalho é a representação de um mundo plural e vem ao encontro de pautas urgentes da sociedade brasileira”, afirmou Rejane Alves.

A desembargadora Selma Leão acumula mais de 35 anos de experiência na prática jurídica, com foco exclusivo na Justiça do Trabalho. Além de ter desempenhado o cargo de servidora pública como auxiliar judiciária do TRT-8. A nova magistrada também atuou como Conselheira Seccional Suplente na Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará (OAB-PA). 

“Minha nomeação, além do reflexo do reconhecimento da trajetória como advogada, representa uma vitória coletiva da advocacia, da advocacia trabalhista, das mulheres, das pessoas negras, das entidades de representação social, do movimento sindical, das classes antes tidas como desfavorecidas, e de todos que acreditam que o amanhã pode ser melhor que o hoje”, destacou a desembargadora em seu discurso. 

A magistrada integrou a lista tríplice criada para ocupação da vaga pelo Quinto Constitucional, destinada à Ordem dos Advogados do Brasil, disponibilizada em razão da aposentadoria do desembargador Mário Leite Soares, que era oriundo do Ministério Público do Trabalho.

Ministério Público do Trabalho
Assessoria de Comunicação

 

Imprimir