• Procuradorias
  • PRT Belém
  • Aluna de Juruti (PA) está entre os vencedores da etapa nacional do Prêmio MPT na Escola 2023

Aluna de Juruti (PA) está entre os vencedores da etapa nacional do Prêmio MPT na Escola 2023

Como em edições anteriores, ordem de classificação final dos primeiros, segundos e terceiros lugares em cada categoria só será revelada durante a solenidade de premiação, em dezembro

O Ministério Público do Trabalho (MPT) divulgou nesta segunda-feira (9), os trabalhos vencedores da etapa nacional do Prêmio MPT na Escola 2023 – “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”. A aluna Emile Coimbra de Sousa, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Zelinda de Souza Guimarães, em Juruti, no Baixo Amazonas, está entre os vencedores da categoria Desenho - Grupo 2 (alunos de 6º e 7º anos do ensino fundamental), com o trabalho “Aprender dignamente é construir um excelente futuro”. A ordem de classificação final será divulgada no dia 5 de dezembro, às 13h30, com transmissão pelo Youtube.

O concurso é uma iniciativa da Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Coordinfância) que premia os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais de estudantes das instituições públicas de ensino que integram o MPT na Escola em todo o Brasil. Segundo a organização, houve expansão significativa do projeto, com participação recorde de mais de 800 municípios em todo o Brasil e de todas as Procuradorias Regionais do Trabalho (PRTs). 

O objetivo do prêmio é estimular a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e de promoção e defesa de direitos de crianças e adolescentes. Sua estrutura é dividida em dois grupos: alunas e alunos de 4º e 5º ano do ensino fundamental, com produções sobre trabalho infantil, e estudantes de 6º e 7º ano do ensino fundamental, com trabalhos que destacam a aprendizagem profissional/profissionalização de adolescentes. 

Na edição de 2022, o município de Juruti conquistou o 1º lugar na etapa nacional com a composição autoral “Não à exploração infantil”, do aluno Victor Guidão, também da Escola Zelinda de Souza Guimarães. 

Veja aqui o edital de divulgação.

Lista dos estudantes vencedores do Grupo 2 - Categoria Desenho:

PRT 7 (Ceará)

- Município: São Gonçalo do Amarante

- Escola de Ensino Fundamental Joaquim Pacheco de Menezes

- Trabalho: “O futuro” de Marcela Oliveira Barbosa

 

PRT 8 (Pará)

- Município: Juruti

- Escola Municipal de Ensino Fundamental Zelinda de Souza Guimarães

- Trabalho: “Aprender dignamente é construir um excelente futuro” de Emile Coimbra

de Sousa

 

PRT 11 (Amazonas)

- Município: Manaus

- Escola Estadual Myrthes M. Trigueiro

- Trabalho: “Processando o futuro” de Esther dos Santos Costa Silva

 
 

Ministério Público do Trabalho

Assessoria de Comunicação com informações da PGT

Imprimir