Grupo de alunos posicionado em frente ao palco no auditório da UNAMA

Projeto Diversidade e Empregabilidade tem aula inaugural

Ação é fruto de parceria do Ministério Público do Trabalho, Justiça do Trabalho e Unama

Naila Siqueira e Jodielson Vieira são os novos alunos selecionados do curso de auxiliar de cozinha ofertado pelo projeto Diversidade e Empregabilidade, realizado em parceria pela Justiça do Trabalho da Oitava Região, com jurisdição nos estados do Pará e Amapá, em parceria com o Ministério Público do Trabalho, a Universidade da Amazônia e a Fidesa.

Na tarde desta terça-feira, 05, no auditório Davi Mufarrej, da Unama, Naila e Jodielson estavam felizes com a oportunidade de aprender um novo ofício para futuramente estarem aptos a buscar oportunidades no mercado de trabalho. Naila Siqueira conta que sempre gostou de cozinhar e agora irá aprender novas técnicas. “É uma oportunidade única que a gente tem como recomeçar, dar a volta por cima, um outro patamar, é muito gratificante participar desse curso. Essa nova etapa traz um sentimento de representatividade, de acolhimento, vendo várias trans juntas”.

Para Jodielson Vieira a emoção tomou conta na aula inaugural do curso. “Chegou o momento de realizar esse curso, essa bolsa de estudo que está sendo ofertada e que nos ajudará muito. O meu coração está a mil por hora, um pouco ansioso e um pouco nervoso, mas vai dar tudo certo, uma nova jornada, uma nova história que começa e as portas de emprego que vão se abrir”, comemora.

Ao todo 20 pessoas foram selecionadas para formar a primeira turma do projeto Empregabilidade e Diversidade, e participaram das atividades realizadas antes da aula inaugural do curso de auxiliar de cozinha, com a leitura do seu juramento de compromisso e, logo em seguida, receberam a dolmã, a jaqueta utilizada pelos chef de cozinha.

Na aula inaugural, a psicóloga Aline Beckmann Menezes falou sobre o tema "Diversidade e Empregabilidade: Trazendo a riqueza de um mundo plural para sua empresa". Durante dois meses, os alunos que incluem pessoas com deficiência e o público LGBTQIAPN+ irão participar do curso de auxiliar de cozinha na Unama, localizada no bairro do Umarizal, em Belém.

A reitora da Universidade da Amazônia, Betânia Fidalgo, compartilhou a alegria de poder celebrar este momento com o TRT-8. “Queria externar a felicidade da Universidade da Amazônia estar em parceria com o TRT da Oitava Região. Para nós é muito importante fazer a parceria com o Tribunal que contribui tanto com a história dos direitos humanos do nosso estado, da região, da Amazônia como um todo. Ainda mais num curso que vai capacitar 20 pessoas que desenvolverão técnicas, habilidades e competências do mundo da gastronomia, gastronomia amazônica e paraense que despontam enormemente. Essas pessoas, tendo toda essa capacidade de estudo e de compreensão, vão ter uma inserção no mercado de trabalho muito melhor.” Segundo ela, esse curso irá não só capacitar as pessoas, mas trazer acolhimento e afeto.

Para uma das consultoras do projeto Empregabilidade e Diversidade, Leonora Bittencourt, o curso é uma oportunidade incrível para que essas pessoas sejam inseridas no mercado de trabalho de forma efetiva. “A ideia não é só inserir essas pessoas, mas capacitar as empresas que receberão essas pessoas, em parceria com o TRT-8. Vamos oferecer capacitação, experiência profissional, pois não adianta só formar, precisamos buscar mecanismos de experiência para essas pessoas”, finaliza.

A Procuradora do Ministério Público do Trabalho, Sílvia da Silva e Silva, afirma que a sociedade brasileira ainda convive com práticas discriminatórias no acesso aos postos de trabalho e na permanência no trabalho. Ela explica que o Ministério Público do Trabalho, por meio da Coordigualdade, atua no combate a essas práticas, garantindo acesso digno a postos de trabalho a todas as pessoas. “Projetos como este, que visam garantir profissionalização e inserção no mercado do trabalho de pessoas historicamente discriminadas, possuem forte potencial transformador da sociedade”, observa.

O desembargador presidente do TRT-8, Marcus Augusto Losada Maia, ressalta que o projeto idealizado pelo Tribunal foi pensado com o apoio de outras instituições, como o MPT. O desembargador espera que o projeto venha para ficar e para contribuir em integrar todos no mercado de trabalho. “O que a gente está imaginando com o projeto é permitir que pessoas, que a princípio não têm espaço do mercado de trabalho, possam ser treinadas. Inserir essas pessoas no mercado de trabalho com a qualificação que a Unama vai ofertar e, sobretudo, permitir que, ao serem inseridas, também permaneçam no mercado de trabalho”, finaliza.

Participaram da cerimônia realizada no auditório Davi Muffarrej da Unama, representantes do TRT-8, desembargadores presidente e vice-presidente, Marcus Losada e Ida Selene Sirotheau, respectivamente; a presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da Oitava Região, juíza Roberta Santos, a procuradora do Ministério Público do Trabalho, Silvia Silva da Silva, coordenadores do curso de gastronomia da Unama e representantes do Governo do Estado e Prefeitura de Belém.

Com informações da Ascom TRT8

Fotos aqui

Imprimir