• Procuradorias
  • PRT Belém
  • Instituições firmam compromisso para implementação de ações conjuntas com foco na sustentabilidade

Instituições firmam compromisso para implementação de ações conjuntas com foco na sustentabilidade

Carta de intenções foi assinada por representantes de órgãos do Sistema de Justiça e Instituições de Ensino Superior. 

O vice-procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Pará e Amapá (MPT PA-AP), Carlos Lins de Oliveira Junior, participou da abertura da 3ª Semana de Responsabilidade Socioambiental do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8).  O evento, realizado na manhã desta segunda-feira (06), no  Auditório Aloysio da Costa Chaves, na sede do Tribunal,  com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube, reuniu representantes de órgãos como o Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), Ministério Público Estadual (MPPA), Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-PA) e Universidade Estadual do Pará (UEPA).  

Durante o evento, os gestores das instituições assinaram uma carta de intenções para um futuro Acordo de Cooperação Técnica. A iniciativa busca unir esforços e estratégias de órgãos no sentido de promover ações de sustentabilidade. O documento substitui o acordo firmado anteriormente, já encerrado, e inclui novos parceiros que não integram o Sistema de Justiça, mas que atuam no desenvolvimento de ações com foco em práticas sustentáveis.

Para o procurador do Trabalho Carlos Lins, “essa parceria interinstitucional atesta o compromisso do Ministério Público e das demais entidades signatárias de garantir a implementação de ações e programas que venham contribuir para preservação do meio ambiente, algo que é vital para própria preservação da espécie e de todo o ecossistema''.

O evento também contou com a palestra da Profa. Dra. da Universidade Federal do Pará (UFPA), Ludetana Araújo, sobre a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e o papel das instituições, com destaque para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em seguida, a Profa. Dra. Larissa Carreira discorreu sobre formas de fazer sustentabilidade na prática e mostrou exemplos do seu dia a dia.

A programação da Semana da Responsabilidade Socioambiental segue até o próximo sábado (11), com a ação 'Sustentabilidade em Rede', em parceria com diversas organizações públicas. Neste dia serão ofertados serviços para a comunidade em geral, como emissão de RG e certidão de nascimento, vacinação, orientações jurídicas, aferição de pressão, entre outros.

 

Ministério Público do Trabalho
Assessoria de Comunicação

 

Imprimir