• Procuradorias
  • PRT Belém
  • Escolas do município de Santa Bárbara (PA) recebem equipamentos para fortalecimento da educação

Escolas do município de Santa Bárbara (PA) recebem equipamentos para fortalecimento da educação

Entre os materiais adquiridos estão tablets, caixas de som, notebook e impressora. Aquisição é fruto de reversão realizada pelo MPT PA-AP. 

As Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental São João Batista e Professora Helena Barra Farias, localizadas na zona rural do município de Santa Bárbara, na Região Metropolitana de Belém, foram beneficiadas com equipamentos para reforço das atividades escolares. Entre os materiais entregues estão tablets, caixas de som, notebook, impressora e HD externo. A aquisição é fruto de reversão no valor de R$ 9 mil, realizada pelo Ministério Público do Trabalho no Pará e Amapá (MPT), em função de acordo judicial firmado com a empresa Amazonfrutas Polpas de Frutas da Amazônia LTDA, nos autos da ação civil pública nº 0000711-18.2020.5.08.0014. 

A Escola Professora Helena Barra Farias está localizada na área do Assentamento Abril Vermelho. A instituição recebeu cinco tablets que vão auxiliar na inserção dos alunos no meio digital. Para o gestor da escola, Josielson da Silva Alves, essa doação vai ampliar as possibilidades de aprendizado. ”Esse é um ganho muito grande para a nossa escola, até então isolada, mas que agora poderá adentrar no mundo da tecnologia, facilitando a pesquisa e o contato com os mais diversos assuntos”, afirmou.

Na oportunidade, o gestor destacou ainda a importância dos tablets para os alunos do assentamento. “O Abril Vermelho completou 18 anos de fundação, e a nossa escola, ainda menina, com apenas cinco anos, já tem esses benefícios tão importantes para a educação de nossas crianças e adolescentes. Com certeza será um diferencial no aprendizado. Agradecemos imensamente ao MPT pela doação”, comemorou Josielson da Silva. Atualmente a Escola Helena Barra Farias atende 102 alunos, do 1º ao 5º ano, no período da manhã e da tarde.

Já a Escola São João Batista, localizada no Km 12 da PA-408, na Vila de mesmo nome, atende 84 alunos, do maternal ao 5º ano. Com parte da reversão foi possível adquirir um notebook, uma caixa de som, uma impressora multifuncional e um HD externo de 1T para uso em atividades escolares. “Esses equipamentos vão contribuir muito para o nosso trabalho e, consequentemente, para a educação dos nossos alunos que sofreram um grande transtorno nesse período de pandemia. A comunidade escolar está muito feliz. Só temos a agradecer”, comemorou Sônia Maria Ferreira da Silva, gestora da escola. 

A procuradora do Trabalho Rejane Alves, coordenadora regional da Coordenadoria de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), destacou a atuação do MPT na causa. “Esses bens são uma forma de retornar para a sociedade, especialmente através da educação, uma atuação do MPT. Acreditamos que o combate ao trabalho infantil passa verdadeiramente pela educação, pois é um importante caminho para que a sociedade avance ainda mais na promoção dos direitos da criança e do adolescente”, explicou a procuradora. 

 

Escola Professora Helena Barra Farias
Escola Professora Helena Barra Farias

Escola Professora Helena Barra Farias
Escola Professora Helena Barra Farias

Escola São João Batista
Escola São João Batista

 

Escola São João Batista
Escola São João Batista

 

Ministério Público do Trabalho
Assessoria de Comunicação

 

Imprimir