• Procuradorias
  • PRT Belém
  • Instituições discutem criação de vagas de estágio para socioeducandos em órgãos da administração pública estadual

Instituições discutem criação de vagas de estágio para socioeducandos em órgãos da administração pública estadual

Fomento da profissionalização, por meio do estágio supervisionado, é uma das etapas fundamentais para a ressocialização.

O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Pará e Amapá (MPT PA-AP), Sandoval Silva, recebeu nesta quarta-feira (20), representantes de instituições parceiras para discutir a criação de vagas de estágio e emprego para egressos do sistema socioeducativo e socioeducandos, em órgãos públicos do Pará. A reunião contou com a presença do promotor de Justiça da Infância e Juventude de Belém, Antônio Lopes Maurício, do Ministério Público do Estado do Pará (MP-PA); do presidente  da Fundação João XIII (Funpapa), Alfredo Cardoso Costa, e do presidente da Fundação Socioeducativa do Pará (Fasepa), Luiz Celso da Silva. 

O público da socieoeducação é constituído de adolescentes e jovens que cometeram atos infracionais, cuja trajetória é marcada pela vulnerabilidade social e privação de direitos constitucionais. Juntamente com o trabalho de qualificação, a contratação por meio de estágio supervisionado é considerado um fator indispensável para a ressocialização quando, por vezes, o envolvimento em ações ilícitas acontece pela falta de oportunidade no mercado de trabalho. Durante o encontro, o grupo destacou ainda a importância da criação de políticas públicas que favoreçam a capacitação profissional da população socieoeducativa.

Para Sandoval Silva, o comprometimento da administração pública é importante para o trabalho de reinserção social. “A participação de instituições parceiras do MPT, como Ministério Público Estadual, Funpapa, Fasepa, Judiciário Estadual e Judiciário Trabalhista, mostram o quanto elas estão engajadas na premissa de dar oportunidades a pessoas que não tiveram. Acredito que a união institucional venha beneficiar muito a sociedade, fazer com que nós tenhamos progressão de atuação de uma vida digna a todos os brasileiros”, explicou o titular do MPT PA-AP.

Ministério Público do Trabalho
Assessoria de Comunicação

 

Imprimir