• Procuradorias
  • PRT Belém
  • Hospital de Cametá (PA) firma TAC com MPT por cobrança de taxa em seleção para vaga de emprego

Hospital de Cametá (PA) firma TAC com MPT por cobrança de taxa em seleção para vaga de emprego

Hospital e Maternidade Santa Luisa de Marillac abriu novo processo seletivo e devolveu valores cobrados indevidamente de candidatos

Termo de Ajuste de Conduta (TAC), firmado pelo Hospital e Maternidade Santa Luisa de Marillac (Hospital de Cametá – PA) estabeleceu que a empresa se abstenha de cobrar valores referentes a taxas, honorários ou percentuais pelos serviços de recrutamento, seleção, encaminhamento a entrevistas, vagas de emprego ou cadastro de currículo. O TAC foi proposto pelo Ministério Público do Trabalho PA-AP (MPT), após denúncia de que o hospital estaria cobrando uma taxa de inscrição para participação em processo seletivo destinado ao preenchimento de vaga de recepcionista hospitalar.

O termo, que tem natureza extrajudicial, foi assinado no mês de dezembro último, e também determinou a reabertura do prazo do processo seletivo para preenchimento de vaga de recepcionista hospitalar, sem que haja cobrança de taxa de inscrição, a partir da publicação de anúncio no mesmo canal de comunicação do processo seletivo anterior; o cancelamento do processo seletivo objeto da denúncia; e a devolução dos valores pagos pelos participantes.

Posteriormente à assinatura do TAC, a empresa comprovou o cumprimento do termo. O Hospital apresentou o cronograma do processo seletivo para cargo de recepcionista, os recibos de devolução do valor da inscrição aos candidatos do concurso anterior; bem como a relação dos 80 inscritos naquela seleção. Além disso, também foi publicado anúncio do novo processo seletivo para o referido cargo, sem cobrança de taxa de inscrição.

IC 001880.2022.08.000/3

Ministério Público do Trabalho

Assessoria de Comunicação

Imprimir