Seminário, no Pará, debate trabalho escravo contemporâneo

Escrito por ASCOM em .

 Evento marca o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

 Brasília (DF) - Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, será realizado em Belém (PA), no próximo dia 27 de janeiro, o Seminário “Trabalho Escravo Contemporâneo: Liberdade sob o prisma da dignidade”. O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Lelio Bentes Corrêa, fará a conferência de abertura e, em seguida, três painéis trarão abordagens sobre as condições degradantes que caracterizam o trabalho análogo à escravidão nas perspectivas acadêmica, jurisprudencial, da Auditoria Fiscal do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho.

A procuradora do Trabalho, Lys Sobral Cardoso, coordenadora nacional de Erradicação do Trabalho Escravo e Enfrentamento ao Tráfico do Pessoas (Conaete), irá falar da atuação do MPT em um dos painéis. O evento reunirá também outros nomes de destaque no combate ao trabalho escravo como o padre e professor Ricardo Rezende Figueira, militante histórico de combate ao trabalho degradante.

Ricardo Figueira trabalha há mais de 20 anos na Diocese de Conceição do Araguaia, no Pará, quando integrou a Comissão Pastoral da Terra. Também participa dos debates a professora Valena Jacob Chaves, diretora da recém-criada Clínica do Trabalho Escravo da Universidade Federal do Pará.

O evento é organizado pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região e outras oito instituições, entre elas o MPT. As atividades serão realizadas no auditório Aloysio da Costa Chaves, localizado no edifício sede do TRT-8º, e a participação é aberta a todos. O seminário terá início às 8h30.

 Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo - A data foi instituída em homenagem aos auditores Eratóstenes de Almeida Gonsalves, João Batista Soares Lage e Nselon José da Silva e ao motorista Ailton Pereira de Oliveira, que foram mortos no dia 28 de janeiro de 2004, quando investigavam denúncias de trabalho escravo em fazendas na cidade mineira de Unaí. O episódio ficou conhecido como a Chacina de Unaí.

Confira aqui a programação.

*Com informações da Secretaria de Comunicação do TST e da Clínica de Combate ao Trabalho Escravo da UFPA.

Imprimir