Instituições firmam compromisso para implementação de ações conjuntas com foco na sustentabilidade

Escrito por ASCOM em .

Carta de intenções foi assinada por representantes de órgãos do Sistema de Justiça e Instituições de Ensino Superior. 

O vice-procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Pará e Amapá (MPT PA-AP), Carlos Lins de Oliveira Junior, participou da abertura da 3ª Semana de Responsabilidade Socioambiental do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8).  O evento, realizado na manhã desta segunda-feira (06), no  Auditório Aloysio da Costa Chaves, na sede do Tribunal,  com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube, reuniu representantes de órgãos como o Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), Ministério Público Estadual (MPPA), Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-PA) e Universidade Estadual do Pará (UEPA).  

Durante o evento, os gestores das instituições assinaram uma carta de intenções para um futuro Acordo de Cooperação Técnica. A iniciativa busca unir esforços e estratégias de órgãos no sentido de promover ações de sustentabilidade. O documento substitui o acordo firmado anteriormente, já encerrado, e inclui novos parceiros que não integram o Sistema de Justiça, mas que atuam no desenvolvimento de ações com foco em práticas sustentáveis.

Para o procurador do Trabalho Carlos Lins, “essa parceria interinstitucional atesta o compromisso do Ministério Público e das demais entidades signatárias de garantir a implementação de ações e programas que venham contribuir para preservação do meio ambiente, algo que é vital para própria preservação da espécie e de todo o ecossistema''.

O evento também contou com a palestra da Profa. Dra. da Universidade Federal do Pará (UFPA), Ludetana Araújo, sobre a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e o papel das instituições, com destaque para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em seguida, a Profa. Dra. Larissa Carreira discorreu sobre formas de fazer sustentabilidade na prática e mostrou exemplos do seu dia a dia.

A programação da Semana da Responsabilidade Socioambiental segue até o próximo sábado (11), com a ação 'Sustentabilidade em Rede', em parceria com diversas organizações públicas. Neste dia serão ofertados serviços para a comunidade em geral, como emissão de RG e certidão de nascimento, vacinação, orientações jurídicas, aferição de pressão, entre outros.

 

Ministério Público do Trabalho
Assessoria de Comunicação

 

Imprimir