Procurador-chefe do MPT PA-AP participa de palestra sobre saúde mental pós-Covid

Escrito por ASCOM em .

 Especialistas da área da saúde explicaram os possíveis efeitos, a longo prazo, após a infecção, e suas implicações no ambiente laboral. 

Na manhã desta segunda-feira (6), o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Pará e Amapá (MPT PA-AP), Sandoval Silva, participou da palestra “Saúde mental na era pós-Covid-19”. O evento foi realizado pelo Núcleo de Estudos em Neuromodulação do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA), em acordo de cooperação internacional com o Instituto e Fundação Rinaldi Fontani, localizado em Florença, Itália.

Realizado no auditório do Banco da Amazônia, a programação também teve apoio da Associação de Magistrados da Justiça do Trabalho da da 8ª Região - Pará e Amapá (AMATRA8) e do Programa Escrevendo e Reescrevendo Nossa História (PERNOH), realizado pelo MPT e Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA). A atuação do PERNOH ocorreu pela parceria com o médico Alfredo Coelho, também presente no encontro, que realiza palestras e tem como uma das finalidades atender aos internos da socioeducação e do sistema penitenciário.

A abertura do evento foi feita por Carolina Paranhos, pesquisadora do Programa de Atenção Integral a Pacientes Pós-Covid-19, da Universidade do Estado do Pará (UEPA). A palestra foi ministrada por Salvatore Rinaldi, presidente do Instituto e médico especialista em neurofisiopatologia, fisiologia e medicina do esporte. Entre os temas discutidos, foram apontadas e esclarecidas as principais causas da Covid-19 longa, quando os efeitos decorrentes da infecção persistem no  paciente, e a Tecnologia Radio Electric Asymmetric Conveyer (REAC), método terapêutico desenvolvido por Rinaldi que visa a recuperação  da parte do organismo dos mecanismos neurobiológicos, neuropsíquicos e psicofísicos do paciente.

Sandoval Silva ressaltou a importância dos tópicos abordados, especialmente para entender as implicações que as sequelas causadas por infecções ou demais transtornos podem causar dentro do ambiente laboral. “Esse conhecimento nos faz pensar, e também ter uma saúde e comportamentos melhores. Agregar isso dentro do trabalho, no sistema penitenciário ou socioeducação estimula uma sociedade melhor, tanto para trabalhador ou para quem quer ajudar o próximo”, finaliza.

Palestra do médico Alfredo Coelho
Palestra do médico Alfredo Coelho


Ministério Público do Trabalho
Assessoria de Comunicação

 

 

Imprimir