Campanha arrecada alimentos para catadores e catadoras de recicláveis

Escrito por ASCOM em .

Pontos de arrecadação funcionam em unidades do Judiciário paraense até 17 de junho.

O Ministério Público do Trabalho no Pará e Amapá (MPT PA-AP) integra a rede de mobilização da campanha “Fome Zero aos Catadores-ODS2”, proposta pelo Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA). A iniciativa pretende arrecadar alimentos não-perecíveis para catadores e catadoras de materiais recicláveis, como forma de valorizar a categoria profissional, responsável por 90% da reciclagem no país. Criada em alusão ao Dia Internacional da Reciclagem, 17 de maio, a ação visa beneficiar cooperativas e associações de catadores(as) de Belém e Região Metropolitana. 

Os pontos de arrecadação dos alimentos funcionarão até o dia 17 de junho, em diversas unidades do Judiciário paraense. Na sede da Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região (PRT8), em Belém, a entrega pode ser feita na caixa localizada na recepção do órgão, que está sinalizada com o cartaz da campanha. 

Já no prédio-sede do TJPA a entrega pode ser feita Núcleo Socioambiental, localizado no 3º andar do prédio-sede do TJPA, ou na caixinha próximo aos descartes regulares de eletrônicos, canetas e outros materiais, localizada na giratória 2. Os mantimentos podem ser depositados também nas secretarias dos Fóruns Cível e Criminal de Belém, e na entrada do prédio da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP). Em todos os locais haverá uma caixa com o cartaz da campanha.

A ação tem o intuito de mitigar os impactos da pandemia e do aumento da inflação, que ocasionam a disparada dos preços dos alimentos, comprometendo a qualidade de vida e a dignidade das famílias que vivem do recolhimento de recicláveis, em um trabalho árduo, perigoso, difícil e essencial à garantia do meio ambiente.

A campanha consiste numa cooperação interinstitucional, da qual participam o TJPA, por meio do Núcleo Socioambiental, o Ministério Público do Pará (MPPA), o Ministério Público do Trabalho (MPT PA-AP), o Tribunal Regional do Trabalho - 8ª Região (TRT8), o Tribunal de Contas dos municípios (TCM) e a Universidade Estadual do Pará (UEPA). 

Em reunião com os demais órgãos participantes, a ideia da campanha foi proposta pelo Núcleo Socioambiental do TJPA. No dia 6 de junho, os órgãos participantes assinam uma carta de intenções para composição do grupo "Sustentabilidade em rede na região Norte", com o objetivo de formalizar parceria entre os envolvidos na campanha e demais interessados, visando à cooperação e conhecimentos técnicos na área de sustentabilidade, meio ambiente, equidade e diversidade, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, com pleno e efetivo registro em processos administrativos a serem tramitados no âmbito de cada órgão. 

Ministério Público do Trabalho
Assessoria de Comunicação (Com informações do TJPA)

 

Imprimir