MPT e Ciepas articulam parceria para o desenvolvimento de atividades educativas no PERNOH

Escrito por ASCOM em .

A parceria contempla palestras e ações no atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social.


O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Pará e Amapá (MPT PA-AP), Sandoval Silva, recebeu na manhã desta segunda-feira (16), na sede da instituição, em Belém, a comandante da Companhia Independente Especial de Polícia Assistencial (Ciepas), major Érika Silva da Costa, e o sargento Guanair Souza. Na oportunidade, foram discutidas atividades que contemplem os jovens e adultos atendidos pelo Programa Escrevendo e Reescrevendo Nossa História (PERNOH), realizado pelo MPT PA-AP, Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) e parceiros, em polos da capital e interior do Estado.

A parceria prevê a realização de ações e palestras com foco no atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social, base de atuação da Companhia há 30 anos. Entre os temas que deverão ser abordados estão a violência doméstica, abuso e exploração sexual, além de ações do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). O Ciepas é a unidade da Polícia Militar do Pará que atua no atendimento especializado de ocorrências envolvendo crianças, jovens e adolescentes em situação de risco, e na assistência ao grupo de mulheres vítimas de violência.

O PERNOH atua na inserção e reinserção de pessoas em situação de vulnerabilidade social, oferecendo cursos profissionalizantes gratuitos e oportunidades para o ingresso no mercado de trabalho. Somente em 2021, mesmo com as limitações da pandemia, 1.700 pessoas foram atendidas e certificadas no Estado nos cursos de cabeleireiro, manutenção de celular, corte e costura, culinária, informática, panificação, maquiagem e musicalização, em 11 polos distribuídos no Estado (Marituba, Castanhal, São João de Pirabas, Jacundá e mais sete em Belém). 

 Ministério Público do Trabalho

Assessoria de Comunicação

 

Imprimir