Instituições discutem criação de vagas de estágio para socioeducandos em órgãos da administração pública estadual

Escrito por ASCOM em .

Fomento da profissionalização, por meio do estágio supervisionado, é uma das etapas fundamentais para a ressocialização.

O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Pará e Amapá (MPT PA-AP), Sandoval Silva, recebeu nesta quarta-feira (20), representantes de instituições parceiras para discutir a criação de vagas de estágio e emprego para egressos do sistema socioeducativo e socioeducandos, em órgãos públicos do Pará. A reunião contou com a presença do promotor de Justiça da Infância e Juventude de Belém, Antônio Lopes Maurício, do Ministério Público do Estado do Pará (MP-PA); do presidente  da Fundação João XIII (Funpapa), Alfredo Cardoso Costa, e do presidente da Fundação Socioeducativa do Pará (Fasepa), Luiz Celso da Silva. 

O público da socieoeducação é constituído de adolescentes e jovens que cometeram atos infracionais, cuja trajetória é marcada pela vulnerabilidade social e privação de direitos constitucionais. Juntamente com o trabalho de qualificação, a contratação por meio de estágio supervisionado é considerado um fator indispensável para a ressocialização quando, por vezes, o envolvimento em ações ilícitas acontece pela falta de oportunidade no mercado de trabalho. Durante o encontro, o grupo destacou ainda a importância da criação de políticas públicas que favoreçam a capacitação profissional da população socieoeducativa.

Para Sandoval Silva, o comprometimento da administração pública é importante para o trabalho de reinserção social. “A participação de instituições parceiras do MPT, como Ministério Público Estadual, Funpapa, Fasepa, Judiciário Estadual e Judiciário Trabalhista, mostram o quanto elas estão engajadas na premissa de dar oportunidades a pessoas que não tiveram. Acredito que a união institucional venha beneficiar muito a sociedade, fazer com que nós tenhamos progressão de atuação de uma vida digna a todos os brasileiros”, explicou o titular do MPT PA-AP.

Ministério Público do Trabalho
Assessoria de Comunicação

 

Imprimir