Em evento voltado à socioeducação, MPT em Santarém recebe Certificado de Honra ao Mérito

Escrito por .

Certificação foi concedida na I Jornada de Oportunidade Profissional aos Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto

Cerca de 80 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em meio aberto terão a oportunidade de escrever uma nova história. Acompanhados de seus familiares, eles participaram, no último dia 18 de agosto, da I Jornada de Oportunidade Profissional aos Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto. O evento foi organizado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semtras), como desdobramento das ações discutidas e idealizadas em procedimento promocional do Ministério Público do Trabalho (MPT), que visa à pré-qualificação profissional de socioeducandos em meio aberto para a inserção no mercado de trabalho, na condição de aprendizes.

Os socieducandos participaram ativamente na ocasião. O mestre de cerimônias do evento foi o socioeducando Vinícius da Silva de Sousa, de 17 anos. Já o jovem Roger Almeida de Aguiar, de 16 anos, egresso da socioeducação, participou relatando ao público sua experiência como aprendiz de uma instituição bancária. O momento também foi marcado por apresentações teatrais encenadas pelos socioeducandos, além da exposição de agendas e blocos de notas confeccionados por eles.

Para a procuradora do Trabalho Gisela Nabuco, uma das palestrantes do evento ao lado da juíza da Infância e Juventude Josineide Medeiros, deve-se destacar “a extrema defasagem escolar dos adolescentes que ingressam no sistema socioeducativo e a necessidade de correção das distorções existentes”. Segundo a procuradora, que também é titular do procedimento no MPT em Santarém voltado à profissionalização de socioeducandos, “também é importante o resgate da autoestima desses jovens, do exercício do direito à fala e do desenvolvimento de suas múltiplas habilidades, a partir de dinâmicas de aceleração pedagógica, tais como círculos restaurativos e aulas de dança, teatro e música”, enumerou.

A participação do MPT teve como finalidade principal dar publicidade ao Projeto “Oportunidade sem Medidas”, destinado à profissionalização na socioeducação, em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS Municipal e outros órgãos e entidades que integram a rede de proteção da criança e do adolescente. Uma das medidas viabilizadas em decorrência da atuação promocional do MPT foi o atendimento prioritário aos socioeducandos no Ministério do Trabalho (Gerência Regional do Trabalho em Santarém) para a obtenção de carteiras profissionais. Além disso, a Procuradoria do Trabalho no Município reverteu dois automóveis à Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (SEMTRAS) para as ações relacionadas à proteção da criança e do adolescente, em procedimentos titularizados pelo procurador do Trabalho Erik de Sousa Oliveira.

No encerramento da Jornada, os adolescentes e alguns familiares receberam os certificados de participação de oficinas ofertadas pelo CREAS Municipal. Em seguida, o Ministério Público do Trabalho, autoridades e voluntários foram contemplados com o Certificado de Honra ao Mérito, em razão dos trabalhos desenvolvidos em prol dos socioeducandos.

Procuradora Gisela Nabuco recebe certificado
Procuradora Gisela Nabuco recebe certificado

 

 

PROMO 000145.2016.08.003/2


Ministério Público do Trabalho
Assessoria de Comunicação

Imprimir