• Procuradorias
  • PRT Belém
  • 188 jovens concluem curso de Assistente Administrativo custeado por reversões do Ministério Público do Trabalho

188 jovens concluem curso de Assistente Administrativo custeado por reversões do Ministério Público do Trabalho

Capacitação teve duração de 2 anos e foi executada pela Escola Salesiana do Trabalho

188 jovens, provenientes de áreas de risco, foram graduados pela Escola Salesiana do Trabalho – EST no curso de Assistente administrativo, custeado com recursos revertidos pelo Ministério Público do Trabalho PA-AP. A qualificação durou 2 anos, com 400 horas de carga horária. Os jovens participaram do Programa de Educação Profissional (PEP) promovido pela EST, que visa à preparação para o mercado de trabalho.

O MPT reverteu recursos provenientes de acordos judiciais e extrajudiciais à aquisição de materiais didáticos e equipamentos para a manutenção do curso de Assistente Administrativo. A parceria com a Escola Salesiana do Trabalho já ocorre há vários anos, em 2017 a instituição formou 35 jovens socioeducandos dentro do Projeto Escrevendo e Reescrevendo Nossa História (PERNOH), também apoiado pelo Ministério Público do Trabalho.

Profissionalizar para reintegrar

Em 2017, o MPT reuniu-se com diversas instituições, entre elas a Fundação Papa João XIII (FUMPAPA), a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (FASEPA) e a EST quando foi discutida a possibilidade de aplicação de uma cota social de aprendizagem profissional para socioeducandos. A ideia seria fornecer qualificação profissional a jovens e adolescentes em conflito com a lei a fim de reintegrá-los à sociedade por meio do trabalho.

A Escola Salesiana do Trabalho ofertou então os Cursos de Mecânica de Motocicleta e Mecânica de Refrigeração, cujos participantes eram jovens egressos de medidas socioeducativas, atendidos pela FUMPAPA e FASEPA. O MPT possibilitou o aporte financeiro para execução dos cursos e a EST disponibilizou sua equipe técnica para atuarem junto aos beneficiários.

A fim de fomentar o interesse e contribuir para a permanência dos jovens nos cursos, o Ministério Público do Trabalho também concedeu um recurso para o pagamento de auxílio financeiro aos participantes, equivalente a três parcelas de 400 reais. Dos 40 participantes inicialmente matriculados nas qualificações, 35 obtiveram certificado de conclusão.

PROMO Nº 000543.2014.08.000/2

 

Imagem: Reprodução

 

Facebook: facebook.com/mpt.paap/

Instagram: @mpt.paap

Ministério Público do Trabalho

Assessoria de Comunicação

Imprimir