• Procuradorias
  • PRT Belém
  • Projeto Escrevendo e Reescrevendo Nossa História forma mais 767 alunos em Belém, no Polo Una

Projeto Escrevendo e Reescrevendo Nossa História forma mais 767 alunos em Belém, no Polo Una

Iniciativa é voltada à capacitação de crianças, jovens e adultos de áreas de risco e público proveniente da socioeducação e sistema penal

Aconteceu no último dia 26 a solenidade de formatura dos alunos do primeiro quadrimestre de 2019 do Polo Una do Projeto Escrevendo e Reescrevendo Nossa História (PERNOH), executado pela Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais – ADRA. Lançado em 2017 pelo Ministério Público do Trabalho PA/AP (MPT) com apoio de vários parceiros, o PERNOH já contabiliza mais de 7 mil pessoas atendidas em aproximadamente 9 polos no Estado do Pará.

A cerimônia do dia 26 marcou a entrega dos certificados a 767 alunos participantes do projeto, concluintes dos cursos de Informática, Cabeleireiro, Culinária, Manutenção de Celulares, Costura Industrial, Empreendedorismo, Manicure e Pedicure, Musicalização e Escola de Esportes.

Estiveram presentes ao evento o procurador do Ministério Público do Trabalho Sandoval Silva, o diretor da Educação Adventista para os Estados do Pará, Maranhão e Amapá, Henilson Erthal e o diretor da ADRA Adriano Aureliano, além de representantes de entidades parceiras.

De acordo com Sandoval Silva, “o PERNOH tem uma atuação dialogada com o Estado, empresas e organizações não governamentais, que atuam em conjunto para a promoção de oportunidades no mercado de trabalho lícito e eliminação da discriminação de pessoas em vulnerabilidade social”.

Sobre o Projeto

O PERNOH recebe alunos encaminhados pelo Ministério Público do Trabalho, Fasepa, Funpapa, CRAS, Conselhos Tutelares e moradores dos bairros onde há polos. Todos os cursos oferecidos são gratuitos à comunidade e visam prioritariamente promover a qualificação profissional para o mercado de trabalho, além de iniciação musical e esportes.

Lançado em 27 de março de 2017, o PERNOH possui duas vertentes: o “Escrevendo Nossa História”, direcionado ao público residente em áreas de risco ou em situação de vulnerabilidade social, com perspectiva de integração das famílias dos participantes, e o “Reescrevendo Nossa História”, direcionado a jovens e adultos egressos de medidas socioeducativas e sistema penal.

Atualmente, o projeto conta com apoio de várias instituições parceiras, porém sua execução é feita por 4 delas no Estado do Pará. A ADRA, que possui 2 polos em Belém (Una e Pratinha), 1 em Castanhal, 1 em Marituba e 1 em Jacundá; o Centro de Estudos e Memória da Juventude Amazônia – CEMJA, que possui polos em Belém nos bairros do Barreiro e Vila da Barca; a Fundação Carlos Gomes, dentro do projeto Música e Cidadania; e o Instituto Universidade Popular – UNIPOP.

Com informações de Eli Braga – Ascom PERNOH
                      

PA-PROMO 000592.2017.08.000/0 - 23

Ministério Público do Trabalho
Assessoria de Comunicação

Imprimir