COMUNICADO

comunicado covid atualizado

Mastologista faz palestra referente ao Outubro Rosa na sede do MPT PA/AP

No último dia do mês de combate ao câncer de mama, evento trouxe discussão sobre prevenção para homens e mulheres do órgão.

Outubro é conhecido como o mês de conscientização da população sobre a prevenção e diagnóstico do câncer de mama. Na última quinta-feira (31), a mastologista, ginecologista e obstetra Cynthia Lins ministrou uma palestra em alusão ao Outubro Rosa, na sede do Ministério Público do Trabalho, em Belém.

Durante o evento, foi dada ênfase para prevenção primária ao câncer de mama por meio de mudanças de hábitos que podem ajudar no combate à doença, como a prática de exercícios e alimentação regular. A mastologista explicou ainda que stress em excesso, alcoolismo e uso de esteroides são fatores de riscos que podem contribuir para o desenvolvimento do câncer.

“A partir dos 40 anos, a mulher deve realizar a mamografia periodicamente, sem descartar o autoexame das mamas, que deve ser realizado uma vez por mês, sempre após o período menstrual”, disse a palestrante. Segundo ela, as mulheres que não menstruam devem eleger o mesmo dia de cada mês para se auto examinar.

Ainda sobre as formas de prevenção, a ginecologista falou da importância e necessidade de tornar as informações sobre a doença mais acessíveis à população, principalmente a feminina que precisa conhecer seu próprio corpo. De acordo com a médica, o Pará ainda possui muitas dificuldades para combater o câncer de mama, “aqui no Estado a cobertura mamográfica é muito pequena, menos de 12% do nosso território é coberto por mamógrafos”, revelou.

Ministério Público do Trabalho

Assessoria de Comunicação

Imprimir