• Procuradorias
  • PRT Belém
  • Abril Verde – Campanha “Não vire manchete!” começa a ser exibida hoje na TV MPT PA/AP

Abril Verde – Campanha “Não vire manchete!” começa a ser exibida hoje na TV MPT PA/AP

Vídeos integram ações do mês de conscientização sobre a importância da proteção à saúde dos trabalhadores

Começou a ser exibida hoje (2) na TV MPT, instalada no hall de entrada da sede do Ministério Público do Trabalho no Pará e Amapá, a série de vídeos “Não vire manchete”. A campanha integra as ações inerentes ao Abril Verde, mês voltado à prevenção de acidentes e doenças do trabalho.

As cinco produções, com duração de 30 segundos cada, também serão exibidas na fanpage nacional do Ministério Público do Trabalho (@mpt.br) no Facebook e compartilhadas nas redes sociais regionais. Para diferenciar cada uma das histórias, foram inseridos meios de comunicação distintos nos cinco episódios da série: rádio, televisão, smartphones, jornais impresso e on-line.

Os vídeos, a serem divulgados todas as segundas-feiras de abril, foram produzidos com recursos da Ação Civil Pública nº 0109900-53.2013.5.17.0004, da 4ª Vara do Trabalho de Vitória/ Espírito Santo.

Smartlab

Segundo dados extraídos do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, entre os anos 2012 e 2017, a Previdência Social gastou mais de 26 bilhões de reais com benefícios acidentários. Além disso, foram perdidos 305.299.902 dias de trabalho com afastamentos previdenciários. No mesmo período, houve o registro de cerca de quatro milhões de acidentes notificados, dos quais apenas 646 mil em média por ano envolvem trabalhadores da economia formal. Os prejuízos são ainda maiores, porém a subnotificação é muito expressiva.

A maior parte dos acidentes e mortes no trabalho ocorre com homens que têm de 18 a 24 anos e exercem atividades de baixa remuneração. O levantamento também revela que, no decorrer dos últimos cinco anos, o número de acidentes fatais com máquinas e equipamentos (1897) é três vezes maior do que a média das outras causas (677) e as amputações (22899) deles decorrentes são 15 vezes mais frequentes do que a média geral (1471).

Para mais informações, acesse: https://observatoriosst.mpt.mp.br/

 

Ministério Público do Trabalho
Assessoria de Comunicação
*Com informações da Ascom do MPT no Espírito Santo

Imprimir