Sobre a Reforma Trabalhista

MPT lança campanha Abril Verde

Exposição fotográfica sobre saúde e segurança no trabalho ficará disponível na sede do MPT em Belém durante mês dedicado à memória das vítimas de acidente laboral

A exposição fotográfica “Trabalhadores”, que reúne 25 imagens sobre a realidade laboral brasileira, foi aberta no começo do mês na sede do Ministério Público do Trabalho em Belém, marcando o início da Campanha Abril Verde – mês em memória das vítimas de acidentes de trabalho. A iniciativa é realizada pelo MPT em todas as suas regionais, com apoio de entidades parceiras e o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de medidas preventivas como a melhor maneira de evitar doenças e promover a segurança no ambiente de trabalho.

Para o procurador-geral do Trabalho Ronaldo Fleury, o meio ambiente do trabalho é um tema preocupante no Brasil. “Mesmo diante do fato de sermos o quarto lugar entre os países do mundo com o maior número de acidentes de trabalho, ainda encontramos uma defesa absolutamente inexplicável da terceirização no país. Uma busca pela amplitude da terceirização, e ainda vendendo tal instituto como benéfico para os trabalhadores. De cada quatro acidentes de trabalho, três são com terceirizados”, alertou.

Exposição – A exposição “Trabalhadores” apresenta imagens sobre as condições de trabalho em segmentos com grande incidência de irregularidades relativas à saúde e à segurança do trabalhador. São fotografias sobre a colheita de cana-de-açúcar, o setor frigorífico, a construção civil, o uso de amianto, a realidade dos vaqueiros nordestinos e o trabalho na indústria do gesso. As obras, de autoria de Geyson Magno, André Esquivel e Walter Firmo, foram extraídas dos livros “Trabalho” e “O Verso dos Trabalhadores”, publicados pelo MPT. A mostra fez parte também da abertura do Congresso Nacional dos Procuradores do Trabalho em São Paulo, que ocorreu no dia 30 de março, e é exibida simultaneamente nas 24 Procuradorias-Regionais do Trabalho. Também ficará em cartaz por uma semana na Câmara dos Deputados, e uma versão reduzida será exibida no Palácio do Planalto na última semana de abril. Além disso, os prédios da Procuradoria Geral Trabalho, em Brasília, e de instituições parceiras estão sendo iluminados na cor verde, assim como os sites e perfis nas redes sociais dos participantes que fazem alusão à cor temática.

Dia 28 de abril – O mês de abril foi escolhido em referência ao Dia Mundial da Saúde (7/4), e o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (28/4). Esta última data foi instituída por iniciativa de sindicatos canadenses e escolhida em razão de uma explosão que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, a Lei nº 11.121, que criou o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, foi promulgada em maio de 2005. A ação faz parte das atividades da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho (Codemat).

Minuto de Silêncio – Nos jogos realizados no dia 26 de abril pela rodada da Copa do Brasil, será realizado um minuto de silêncio em memória às vítimas de acidentes de trabalho. A ação é uma parceria do MPT com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que aceitou o convite e se engajou na campanha.

 

Ministério Público do Trabalho
Assessoria de Comunicação

Imprimir