• Procuradorias
  • PRT Belém
  • Campanha “Trabalho digno é sagrado, ainda mais no Círio de Nazaré” é lançada em Belém

Campanha “Trabalho digno é sagrado, ainda mais no Círio de Nazaré” é lançada em Belém

Ação faz parte de projeto de promoção do trabalho decente realizado pela OIT e MPT, com apoio do Estado do Pará, Município de Belém, Diretoria da Festa de Nazaré, dentre outras instituições

 

O que os direitos do trabalhador e uma das maiores festas religiosas do planeta têm em comum? Ambos podem ser entendidos como algo sagrado. Com esse mote, foi lançada no último dia 22 de setembro a campanha “Trabalho digno é sagrado, ainda mais no Círio de Nazaré”, que integra o Projeto de Promoção do Trabalho Decente no Círio, realizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Ministério Público do Trabalho (MPT), com apoio do Governo do Estado do Pará, Município de Belém, Diretoria da Festa de Nazaré, dentre outras instituições.

 

Parceria com o Governo do Estado

 

 

Em agosto deste ano, um termo de cooperação foi firmado, na cidade de Lima no Peru, entre a OIT e o MPT, prevendo a destinação de recursos oriundos de indenizações por dano moral coletivo e multas decorrentes da atuação do Ministério Público do Trabalho a projetos que visem à proteção do trabalho digno no Brasil. Nesse contexto, o Pará saiu na frente com a primeira iniciativa a receber recursos frutos dessa cooperação.

Na tarde do dia 22, antes da cerimônia de lançamento da ação, uma reunião entre o governador do Pará, Simão Jatene, o procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Fleury, os procuradores chefe e vice do MPT PA/AP, Hideraldo Machado e Rafael Marques, e o diretor da OIT no Brasil, Peter Poschen, tratou do estabelecimento de parceria com o Estado na implantação de projetos de promoção do trabalho decente, bem como da instalação de uma representação da OIT no Estado do Pará.

Para Ronaldo Fleury, “essa parceria proporcionará uma capilaridade na região capaz de atuar na prevenção ao trabalho infantil e escravo, não somente na repressão ao problema”, disse.

 

O projeto

 

 

 

O projeto de Promoção do Trabalho Decente no Círio foi desenhado com base em iniciativas similares e exitosas realizadas em megaeventos sediados no Brasil, tais como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas deste ano. Essa metodologia foi replicada em outros grandes eventos pelo país, como o Carnaval de Salvador (BA), onde foi lançada a Ecofolia, que registrou e formalizou a mão-de-obra de todos os catadores de materiais recicláveis do evento, além de coibir o trabalho infantil.

Em Belém, o projeto reúne mais de 15 instituições que devem trabalhar em conjunto, até o mês de outubro, na articulação de ações relativas a três eixos temáticos principais: oportunidades de geração de emprego, trabalho e renda; proteção social; e conscientização sobre a importância do trabalho decente. As ações beneficiarão especialmente artesãos de miriti da cidade de Abaetetuba (PA), ambulantes e catadores de materiais recicláveis que atuam no entorno do Círio.

 

O Círio de Nazaré

O Círio de Nazaré é uma das maiores festas religiosas do mundo, realizada todos os anos no 2º domingo do mês de outubro. O evento reúne mais de 2 milhões de romeiros em Belém do Pará e envolve cerca de 27.370 pessoas de diversas instituições parceiras. Durante a preparação para a grande festa, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré percorre 318 instituições e 120 mil casas recebem réplicas da virgem nos momentos de evangelização, o que representa cerca de 1,8 mi de pessoas atingidas.

Entre os anos de 2014 e 2015, o custo total da festa teve crescimento de 7,5%, totalizando R$ 3.331.000,00. Hoje, o Círio de Nazaré engloba 12 eventos, além de romarias espalhadas em 19 municípios. Durante o período da festa, em 2015, Belém recebeu 84,4 mil turistas de fora do Estado, que deixaram na cidade cerca de U$ 30,4 milhões, movimentando especialmente os setores de comércio e serviços. No mesmo ano, o impacto na economia paraense foi de R$ 1.043.535.000,00.

 


Ministério Público do Trabalho
Assessoria de Comunicação

Imprimir