Cerimônia marca doação feita pelo MPT de 1.000 carteiras escolares ao Corpo de Bombeiros

Bens no valor de R$ 100 mil foram revertidos em ação contra empresa J. F. de Oliveira Navegação e serão utilizados no Programa Escola da Vida, que atende cerca de 2.800 crianças no Pará

 

Uma cerimônia, realizada na última sexta-feira (6), marcou a entrega de diversos bens ao Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA). Entre as doações feitas estão 1.000 carteiras escolares, revertidas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) no Pará e Amapá com recursos provenientes de execução trabalhista contra a empresa J. F. de Oliveira Navegação, no valor de R$ 100 mil. As carteiras serão distribuídas entre os 21 polos do Programa Escola da Vida – PEV no Pará, desenvolvido pelo CBMPA desde 1993.

Criado há 22 anos, o PEV atende hoje 2.800 crianças e adolescentes entre 10 e 15 anos de idade. Para o ingresso no programa, os candidatos devem ter renda familiar de no máximo 2 salários mínimos e estar matriculados em rede de ensino formal. Com o objetivo de disseminar a cultura de paz, o PEV proporciona lazer a partir de atividades esportivas e educação suplementar com ensinos básicos, educação moral e cívica, instruções de primeiros socorros, prevenção contra incêndios e outras atividades, todas ministradas pelos próprios bombeiros, acompanhadas de pelo menos uma refeição diária. O atual coordenador do PEV, Major Rocha, se descreve como “um militante de carteirinha” do programa. Ele, que está há 18 anos na iniciativa e ocupa há 10 meses sua coordenação, ressalta: “o PEV é minha identidade”.

Durante a cerimônia da última sexta, também foram entregues ao Corpo de Bombeiros 2 ônibus e 2 lanchas pelo Governo do Estado na presença do comandante geral do CBMPA Nahum Fernandes da Silva, do Secretário de Segurança do Estado do Pará Jeannot Jansen, do presidente da Fundação Pro Paz Jorge Bittencourt, da secretária de Integração de Políticas Sociais Isabela Janete e do procurador-chefe do MPT PA/AP Hideraldo Machado. Para Jorge Bittencourt, o Corpo de Bombeiros não recebeu apenas 4 veículos e sim 1004, “pois cada uma dessas 1000 carteiras doadas pelo MPT levará vocês (alunos) a caminhos melhores”, disse.

O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho frisou em sua fala que “qualquer projeto que tenha esse objetivo social será abraçado pelo MP”. O comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará Nahum Fernandes agradeceu as doações recebidas e declarou: “a partir de cada aluno que sentar nessas carteiras, conseguiremos diminuir o desfavorecimento nesse país”.

N° Processo MPT: PAJ 000947.2012.08.000/5 - 09

Ministério Público do Trabalho

Assessoria de Comunicação

Imprimir