PRT8 celebra o Dia do Servidor Público

Comemoração foi marcada por pronunciamento do novo procurador-chefe Hideraldo Machado, palestra com o coach Paulo Cezar Esteves e coquetel

 

O último dia 28 de outubro foi de festa na sede da Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região, em Belém. Membros, servidores, terceirizados e estagiários ouviram atentos o pronunciamento do novo procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Pará e Amapá, Hideraldo Machado, empossado no dia 1° deste mês em Brasília, para um mandato de 2 anos, tendo como vice o procurador do trabalho Rafael Dias Marques. A fala do atual gestor abordou principalmente a importância de dialogar, “já temos recebido os servidores e sistematizado o diálogo com os setores, que as nossas diferentes não nos dividam, o MPT é composto por todos: membros, servidores, terceirizados e estagiários. Vamos fazer uma administração do abraço”, disse.

Na sequência, os presentes ouviram a palestra sobre autorresponsabilidade ministrada pelo coach Paulo Cezar Esteves. Segundo definição, coaching, termo em inglês que significa treinamento, “é um processo conduzido pelo coach (treinador) que leva o coachee (treinado) do estado atual ao estado desejado”. De acordo com Paulo, é um conjunto de ferramentas poderosas que ajudam a eliminar barreiras e a desenvolver potencialidades na conquista de metas e objetivos. O palestrante falou sobre a importância da felicidade para o sucesso profissional e pessoal e enumerou 11 pilares da vida, responsáveis por manter o indivíduo em equilíbrio, são eles: saúde, social (amigos), filhos, conjugal, parentes, espiritual, emocional, profissional, financeiro, intelectual e servir.

Para o coach, gestos simples podem produzir efeitos grandiosos no cotidiano das pessoas, “tudo que a gente foca expande”, disse ele em relação tanto as coisas boas quanto aos eventuais problemas. Ao final, Esteves comentou sobre a responsabilidade de cada um na vida que possui, resultado de suas próprias escolhas, e listou as 6 leis da autorresponsabilidade: 1ª – se é para criticar os outros, cale-se; 2ª – se é para reclamar, sugira; 3ª – se é para buscar culpados, busque a solução; 4ª – se é para se fazer de vítima, se faça de vencedor; 5ª – se é para justificar seus erros, aprenda com eles; e 6ª – se é para julgar as pessoas, julgue as atitudes.

Ao final da palestra, membros, servidores, estagiários e terceirizados confraternizaram durante o coquetel servido para comemorar a data.

Ministério Público do Trabalho

Assessoria de Comunicação

Imprimir