Aluna de Juruti (PA) está entre os vencedores da etapa nacional do Prêmio MPT na Escola 2023

Escrito por ASCOM em .

Como em edições anteriores, ordem de classificação final dos primeiros, segundos e terceiros lugares em cada categoria só será revelada durante a solenidade de premiação, em dezembro

O Ministério Público do Trabalho (MPT) divulgou nesta segunda-feira (9), os trabalhos vencedores da etapa nacional do Prêmio MPT na Escola 2023 – “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”. A aluna Emile Coimbra de Sousa, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Zelinda de Souza Guimarães, em Juruti, no Baixo Amazonas, está entre os vencedores da categoria Desenho - Grupo 2 (alunos de 6º e 7º anos do ensino fundamental), com o trabalho “Aprender dignamente é construir um excelente futuro”. A ordem de classificação final será divulgada no dia 5 de dezembro, às 13h30, com transmissão pelo Youtube.

O concurso é uma iniciativa da Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Coordinfância) que premia os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais de estudantes das instituições públicas de ensino que integram o MPT na Escola em todo o Brasil. Segundo a organização, houve expansão significativa do projeto, com participação recorde de mais de 800 municípios em todo o Brasil e de todas as Procuradorias Regionais do Trabalho (PRTs). 

O objetivo do prêmio é estimular a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e de promoção e defesa de direitos de crianças e adolescentes. Sua estrutura é dividida em dois grupos: alunas e alunos de 4º e 5º ano do ensino fundamental, com produções sobre trabalho infantil, e estudantes de 6º e 7º ano do ensino fundamental, com trabalhos que destacam a aprendizagem profissional/profissionalização de adolescentes. 

Na edição de 2022, o município de Juruti conquistou o 1º lugar na etapa nacional com a composição autoral “Não à exploração infantil”, do aluno Victor Guidão, também da Escola Zelinda de Souza Guimarães. 

Veja aqui o edital de divulgação.

Lista dos estudantes vencedores do Grupo 2 - Categoria Desenho:

PRT 7 (Ceará)

- Município: São Gonçalo do Amarante

- Escola de Ensino Fundamental Joaquim Pacheco de Menezes

- Trabalho: “O futuro” de Marcela Oliveira Barbosa

 

PRT 8 (Pará)

- Município: Juruti

- Escola Municipal de Ensino Fundamental Zelinda de Souza Guimarães

- Trabalho: “Aprender dignamente é construir um excelente futuro” de Emile Coimbra

de Sousa

 

PRT 11 (Amazonas)

- Município: Manaus

- Escola Estadual Myrthes M. Trigueiro

- Trabalho: “Processando o futuro” de Esther dos Santos Costa Silva

 
 

Ministério Público do Trabalho

Assessoria de Comunicação com informações da PGT

Imprimir